A instituição e seus projetos

O desenvolvimento e as organizações


O Centro Suburbano de Educação Profissional, - CESEP, organização da sociedade civil, sem fins lucrativos que atua no Subúrbio Ferroviário e região metropolitana de Salvador, Sua missão é educar para a vida através da Formação Social e Profissional.

O Cesep é o resultado da trajetória do Projeto Cesep iniciado em 1992 que em seu processo de formação acolheu muitos jovens e adultos que se sentiram fortalecidos como cidadãos em seu projeto de vida: isto através da qualificação sócio profissional, da inserção no mundo do trabalho e do apoio aos empreendimentos de Economia Solidária.

A partir desta sua missão o Cesep se capacitou na mobilização dos atores sociais em vista do desenvolvimento local sustentável a partir do bairro de Escada, ampliando ao Subúrbio Ferroviário e agora à Região Metropolitana de Salvador Bahia.

Em 2001, o Cesep criou a Escola de Informática e Cidadania em Parceira com o Comitê pela Democratização da Informática - CDI - BA e veio firmando a área da tecnologia da Informação, TI, com 'cursos Básicos' e 'cursos Intermediários' como 'Manutenção de Micro e Rede de Computadores', 'Telemática' e 'Web Design'.    

Na formação profissional o Cesep oferece semestralmente vários cursos nas áreas de Mecânica Industrial e Informática; junto ao poder público o Cesep concorreu em vários Editais, e executou os projetos 'Consórcio Social da Juventude' de 2005 a 2007, 2008 e 2009 Juventude Cidadã.

Na Economia solidária executou projetos junto à SESOL SETRE (secretaria de trabalho, emprego renda e esportes) como ''Cesep Incubadora'', ''Feira Suburbana Solidária'' e o projeto ''Rede de comércio justo e solidário'', em execução, levando assim sua prática para colaborar com o poder público para a realização das necessárias 'políticas públicas.

Justificando esta sua experiência o Cesep foi credenciado em 2013 pela SETRE para executar o Programa Qualifica Bahia nos nove municípios da Região Metropolitana de Salvador Nesta primeira etapa o Cesep executou o Programa com 7 turmas de alunos em 5 cursos diferentes e em 4 municípios.