Histórico da Educação Profissional


No Laboratório de Mecânica Industrial 


O curso padrão de Torneiro Mecânico acompanha o Cesep desde os primeiros anos em outros espaços. Na Sede Própria no Bairro de Escada em 2000 o Cesep abriu seu laboratório para o novo publico de jovens e adultos do Subúrbio Ferroviário. Em suas máquinas - torno convencional e furadeira, plaina e máquina de solda - e nas bancadas os cursos assumem formato modular: Desenho e Metrologia, Segurança no Trabalho se tornam portas de entrada para o mundo da Usinagem, o Introdutório de Usinagem com as primeiras operações na bancada e nas máquinas prepara uma seleção para o curso Básico que da sequência às operações metódicas do Torneiro e do Ajustador. Com a chegada do Torno a Controle Numérico, CNC, amplia com os cursos para sua programação e operação. Atendendo á solicitação de trabalhadores da Base Naval de Aratu o laboratório de Ajustagem foi adaptado para ministrar o curso de Caldeiraria.


                    No Laboratório da tecnologia da Informação - TI

Com os computadores 386 e a criação da EIC-Cesep, Escola de Informática e Cidadania em Parceira com o Comitê pela Democratização da Informática - CDI-BA em 2001 são formadas as primeiras turmas do 'curso Básico de Informática' encontrando muita receptividade. Nestes cursos mais tarde se formam turmas de pessoas Idosas. Com uns computadores mais avançados surgem 'cursos Intermediários' principalmente com alunos vindo do curso Básico. Educandos das turmas de 'Manutenção de Micro e de Rede de Computadores' ao final de curso resolvem experimentar a aprendizagem através de geração de emprego e renda. A partir da manutenção no próprio laboratório do Cesep e prestação de serviço se expande para lugares externos, se tornando nova aprendizagem. Com a modernização do Laboratório, com internet mais rápida e sala climatizada nos 11 computadoresacontecem os cursos de 'Telemática' e de 'Web Design'.


                               O Laboratório de Corte e Costura 

É inicialmente organizado para as turmas do curso de Máquina de Costura doméstica, uns educandos ao final de curso experimentam a aprendizagem e conseguem alguns resultados com uma geração de emprego e renda. Os grupos na Economia Solidária que atuam na confecção de peças e reforma de roupa precisam de nova capacitação. O Cesep atendendo a sua solicitação estrutura melhor seu laboratório com várias máquinas industriais, boa mesa de corte e máquina bordadeira a Controle Numérico. È ministrado o curso de Costura Industrial com disciplinas teóricas e práticas. Por solicitação de uns grupos é criado pequeno laboratório em outro Bairro mais afastado. As Educadoras fazem parte dos mesmos grupos produtivos com apoio pedagógico. Os laboratórios e os grupos Paralelamente aos cursos de Costura Industrial é realizado o de Manutenção de Máquina visando capacitar uns produtores na constante necessidade de manutenção as máquinas dos grupos produtivos e fortalecer sua cadeia produtiva na Rede. 


Atividades interdisciplinares 

Formação sócio cultural  em força de sua missão, além de desenvolver competências e habilidades técnicas, o Cesep inclui em todos os cursos atividades para a promoção artístico-cultural e social dos alunos. A partir dos encontros quinzenais dos representantes de turmas dos vários cursos são organizadas as 'quartas culturais mensais' Apresentações, discussões e oficinas sobre vários temas acontecem no salão central ou em locais externos. São estímulos para os educandos revelar seus talentos artístico culturais, descobrir as riquezas e valores do seu Subúrbio, se abrir ao mundo da cultura e fortalecer a cidadania e sua identidade social em contato com os movimentos sociais. 'Suburbanos com Orgulho', 'Uma cidade que a cidade não conhece', 'exposição no Mercado Cultural no Subúrbio', 'dia do trabalhador', 'Uma Tarde com Arte', 'visitas em museu, bibliotecas, exposição e emissora', 'participação na semana de Ciência e Tecnologia.

Encaminhamento ao trabalho 

Ampliar as oportunidades de inserção dos jovens no mundo do trabalho, Programa Tirocínio preparação, Visita técnica em lojas e almoxarifados da mecânica, visita em empresa de usinagem, conquista do Tirocínio de até 5 dias, visita e Tirocínio em empreendimento solidário

Historia do trabalho e conceito, empregabilidade como forma para se manter no mercado profissional, como se vestir, como se comportar, e linguagem profissional. O Programa e conceito de tirocínio, levantamento micro e pequenos empreendimentos locais e regionais, Preparação das visitas técnicas e formulários para oficializar o tirocínio. Estudo do Contrato de Estagio e de Aprendizagem. 


Apoio do Poder Público


As primeiras turmas com financiadas pelo Poder Público foram uma conquista a partir de 2005 através de Projetos concorrendo nos Editais. O 'Consórcio Social da Juventude' entre 2005 e 2007 foi executados junto com várias Entidades da Sociedade Civil com financiamento federal, o 'Juventude Cidadã' entre 2008 e 2009 financiado pela Secretaria do Trabalho que mais tarde, reconhecendo o potencial e a experiência o Cesep, em 2013 o Cadastrou para atuar em toda a Região Metropolitana de Salvador No ano seguinte no Programa 'Qualifica Bahia' o Cesep administrou cinco tipos de cursos em 4 diferentes municípios da Região.